quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ônibus

Eu comentei no facebook sobre um dia em que eu fiquei presa em Osnabrück (a cidade grande aqui perto) e, pra poder explicar o que aconteceu aquele dia e porquê foi tão estranho, antes eu preciso explicar como funcionam os ônibus aqui.
Eu não sei se vocês conhecem o sistema de ônibus alemão, mas ele é todo bonitinho. Cada ônibus tem um horário certo pra passar em cada ponto. Se ele estiver atrasado, ele acelera muito. Se estiver adiantado, ele anda extremamente devagar. Mas eles sempre chegam na hora EXATA no ponto.
Quando eu digo no horário certo, eu quero dizer que você tem que estar lá um minuto antes dele, porque ele vai sair no final do minuto que ele tem que sair. Ele não vai esperar por você, não importa o quão desesperado você esteja correndo atrás dele.
Os horários do meu ônibus até Osnabrück são esses:
Você pode encontrar os horários na internet, nos pontos de ônibus tem os horários de cada ônibus que passa lá, e dentro do ônibus tem um papel que você pode pegar pra você com todos os horários que ele faz.
Os ônibus aqui são muito bonitos e confortáveis. Quase todos eles são duplos (aqueles de mola, sabe?) e os acentos são de frente e de costas (igual ao elétrico). Eles são vermelhos e bonitos, e realmente muito confortáveis.
O problema é que tudo isso tem um preço, e não é barato. A passagem só de ida é 3,10E e, se você comprar ida e volta, fica 6E. Gente. Ida e volta pra uma cidade à 15m da minha por R$15,00? Desculpa, não vale tudo isso. Você também pode comprar um passe mensal (que é o que eu pretendo fazer), mas ele também é bem caro. Só não sei exatamente quanto.
Quem cobra o ônibus é o motorista. O ônibus não tem catraca e, se você quiser entrar pela porta de trás, você pode. Me disseram que as vezes pode entrar um cara no ônibus e checar se todos estão com passagem, mas eu nunca vi.
Eu tenho um cartão de estudante, em que eu paguei 13E, mas supostamente eu só posso usar depois das 15h (hora que a maioria sai da escola) e de final de semana e só pra me locomover entre Bad Iburg e Osnabrück. Mas se você usa antes disso ninguém fala nada e se usa em outro ônibus ninguém vai falar nada também, mas eu não consigo :S (sei lá, além de ser totalmente errado, se algum dia alguém pegar vai ficar como 'brasileiros são assim', e não é isso que eu quero).
Durante a noite tem uns ônibus especiais que fazem uns caminhos especiais, os Nachtbus (ônibus da noite, dã! hahahaha). Mas eles só funcionam de sexta, sábado e feriado (domingo não).
Além de todas essas coisas, ainda tem o trem... mas eu só andei uma vez de trem e eu não tive que "fazer baldeação", então sobre ele eu falo depois.
Logo menos eu posto minha aventura em Osna aquele dia... hahahaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave me a message!