terça-feira, 30 de agosto de 2011

Gymnasium Bad Iburg

Bom, espero que vocês entendam o fato de eu ter demorado pra escrever sobre a escola quando chegarem no final do texto.
(Cliquem na imagem pra ir pro site da escola, eu não tenho fotos porque a câmera é pesada pra levar andando!)
Primeiro, vou explicar como funciona a escola aqui. O sistema é de 12 anos, do 1º ao 12, sem separação. Os professores ficam nas salas e os alunos mudam, indo até a próxima matéria, mas uma sala não é necessariamente de um só professor (visto que eu tenho matérias diferentes na mesma sala). As matérias não são seletivas até um certo ano, quando você pode começar a escolher que tipo de esporte gosta mais (entre Basketball/Escalada, Futebol/Fitness, Jogos ao ar livre/Atletismo, Atletismo/Handball, Volleyball/Fitness, Aeróbica/Bad Mington, Atletismo/Jogos Americanos, Basketball/Acrobacias, Natação/Bad Mington, Fitness/Frisbee,
Volleyball/Escalada e Handball/Fitness), religião, filosofia, artes, política, e etc. No 11º ano eles começam a receber uma grade horária com todas as matérias que acontecem simultâneamente em todos os horários e qual está ligada com qual (aulas que são na segunda e continuam na quarta, por exemplo) e uma quantidade necessária de horas pra pegar de algumas matérias, além de uma carga horária geral. Com isso cada um constrói sua própria grade horária, podendo começar a escola mais tarde, terminar mais cedo, ter um intervalo pra descansar/estudar e etc. É bem legal. Com isso tudo, as aulas PODEM começar 7h30 e terminar 16h10. Cada dia tem até 5 aulas e cada aula tem 1h30, +5m de intervalo no meio da aula. E entre cada aula tem mais 15m de intervalo, ou seja,: das 8h40 que PODE ter seu dia de aula, 1h10 é intervalo (não, eu não fiz a conta errado... é que alguns intervalos são diferentes a tarde, mas ainda é muita coisa). E temos
que considerar que ninguém almoça na escola porque aqui o almoço é mais tarde e também que, além de tudo isso, ninguém fica na escola por 5 aulas. Enfim, pra quem tinha 15 minutos por dia, É MUITO INTERVALO!
As aulas começaram no dia 18 e nos dias 18 e 19 eu fiquei no 10º ano com meu irmão. É bem diferente porque a classe é sempre a mesma, não fica mixando as pessoas totalmente o tempo todo, só nas poucas matérias seletivas. Mas era muito engraçado porque meninos e meninas não se misturavam! Eles até conversavam, mas ficavam em grupos totalmente separados. A gente não era assim no primeiro ano! Também por causa disso, eu fiquei mais com as meninas (super fofas, eu quero continuar falando com elas!) e só com um menino - dos que não eram amigos do meu irmão. Aí eu tive o final de semana pra escolher minhas matérias e na segunda comecei no último ano. :)
.
É ou não é a grade horária dos sonhos?? *-*
.
E então já no meu primeiro dia eu entrava mais tarde \o/ começando com aula de alemão, onde a professora foi um amor, passando pra arte, onde "ouvi" sobre Da Vinci e depois inglês, onde eu considerei mudar todas as minhas aulas pra inglês por ser a única aula que eu entendia tudo, hahahaha... E assim os dias foram passando, eu fui conhecendo pessoas, não podendo dormir em aulas (T_T), vendo eles comendo cenoura e pimentão nos intervalos (e sim, eles comem em todos os intervalos!)... e só entendendo as aulas de inglês!
Conheci bastante gente até, e o povo é bem legal e eles me ajudam bastante! É bom saber que eu vou poder participar de todo o processo de Abitour ("formatura") - festas, viagens, dias especiais e etc... Feliz :)
Bom, qualquer coisa que eu for percebendo depois, vou acrescentando.
.
.
.
Agora respondendo as perguntas...
Eu vou pra escola andando e levo uns 12m pra chegar lá. Não, ainda não aprendi a andar de bicicleta.
Eles continuam falando comigo em alemão (mas não sempre sempre) e eu respondendo em inglês com palavras em alemão, sei lá, por exemplo:
Was ist that thing in the spülmaschine? - O que é isso na máquina de lavar pratos?
Das ist really really gut! - Isso é muito muito bom!
(O que eu digo - O que eu quero dizer)
É, é um inglemão que nunca se viu igual.

2 comentários:

  1. Oi Má! Não consegui entrar na página da escola clicando na foto (apesar de que vc sabe que eu sou meio lérdinha,né?)Vc sabe se alguém conseguiu?
    Bjão sua mãe querida do coração.

    ResponderExcluir
  2. marina não sabe andar de bicicleta HIAUOHAIUAHOIUAHOIAUHOAIUHOAIUHOIUAHOIUAHOIUAHOIUHAOIUHAOIUHAIUAHOIUAHOIUHAOUAHUIHAO
    ok, passou

    estou indo praí, me espera na porta da sua casa
    alok
    HAIUOHAIUAHOIUAHOIUAHOA muito lindo, tudo lindo maah <3

    ResponderExcluir

Leave me a message!